Regulamento


Prêmio Literário Línguas & Amigos



Estão abertas até  31 de maio de 2016 as inscrições para a primeira edição do Concurso Literário Prêmio Línguas & amigos, uma iniciativa conjunta com o site Brasil+ Terra Querida, com o objetivo de revelar novos talentos da literatura brasileira e ainda incentivar a leitura consciente. O Prêmio pretende possibilitar a produção de novas obras literárias especialmente em formato digital (Ebook), contribuindo para a promoção do conhecimento e a proteção da natureza.

As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente por meio eletrônico. De acordo com o regulamento, a participação no Prêmio deverá ser confirmada até às 24 horas do dia 31 de maio de 2016 e serão admitidas candidaturas de brasileiros residentes no Brasil ou no exterior, bem como estrangeiros naturalizados residentes no País, fluentes na língua portuguesa. Cada participante poderá inscrever-se em mais de uma das categorias: infantojuvenil, ficção e romance, poesias, contos e não ficção.

O concurso destina-se a promover e divulgar a literatura em língua portuguesa do Brasil e tem como objetivo incentivar a produção de obras literárias, bem como estimular conscientização sobre o livro digital (Ebook), que vem se tornando cada vez mais popular e representa uma singular economia nos recursos naturais, por dispensar o uso da celulose (papel) em sua elaboração.

Sem desvalorizar a importância do formato tradicional impresso, um livro digital é, atualmente, uma tendência mundial de grande importância, pois, dentre suas vantagens, estão a flexibilidade, portabilidade, menor custo de produção e eficácia na distribuição e maior alcance de leitores.

Seu surgimento permite ainda que novos autores possam lançar-se no competitivo mercado literário, antes, possível somente para autores de renome ou aqueles ancorados por grandes recursos financeiros que possibilitam a impressão e a distribuição física de seu livro.
A Premiação

Para esta primeira edição, o Prêmio reconhecerá as 03 (três) melhores obras inéditas de cada categoria. Elas serão produzidas em livro eletrônico (Ebook formato EPUB) e divulgadas nos sites do projeto Língua & Amigos e dos parceiros, sem custo para o autor.

As obras inscritas no concurso literário serão avaliadas e pontuadas segundo os critérios de estímulo à leitura,     comunicabilidade, criatividade, originalidade e valorização da cultura brasileira. Os vencedores do primeiro semestre deverão ser conhecidos em julho próximo.

As obras podem ser enviadas até o dia 31 de maio de 2016. 
Inscreva-se ou solicite mais informações através dos E-mails: linguaeamigos@gmail.com e culturamercosur@gmail.com.
 

Regulamento


1º Prêmio Literário Línguas&Amigos – Projeto de Incentivo à Leitura

Artigo 1º - Do Objetivo.

1.1.    O Prêmio Literário Línguas&Amigos tem por objeto incentivar a produção literária em língua portuguesa do Brasil, através do concurso que premiará as melhores obras inéditas e inscritas no presente certame cultural, de acordo com as especificações constantes neste Regulamento.

1.2.    Dos Objetivos Gerais.

I.    Promover a leitura.
II.    Valorizar e impulsionar a produção literária.
III.    Reforçar a relevância e incentivar o consumo de livros.
IV.    Descobrir novos talentos na literatura.

Artigo 2º - Das Categorias.

2.1. São 06 (seis) as categorias abordadas pelo Concurso Literário:

A.    Livro infantojuvenil.
B.    Livro Romance.
C.    Livro Poesias.
D.    Livro Não-ficção.
E.    Contos (até 03 originais).
F.    Poesias (Até 03 originais).

2.2. Cada obra só poderá concorrer apenas em uma categoria. Os candidatos poderão inscrever quantas obras desejarem.

2.3. O tema é livre, desde que seus conteúdos (textos e eventuais ilustrações) não enalteçam discriminações étnicas, de origens, sexuais, religiosas ou políticas, tampouco representem qualquer atentado aos direitos humanos e à toda manifestação de violência e as diversas formas de preconceito.

Artigo 3º - Da Participação.

3.1. Poderão concorrer:

3.1.1. Brasileiros, pessoa física, residentes no Brasil ou no exterior, bem como estrangeiros naturalizados residentes no País, independente de sexo, etnia, residência, idade ou formação cultural, religiosa ou política, desde que atendam as normas deste Edital e seus Anexos.

3.2. Candidatos com menos de 18 anos deverão apresentar autorização dos pais ou responsáveis legais (Anexo II).

Artigo 4º - Das Inscrições, Prazo e Forma de Envio.

4.1. As inscrições são gratuitas e estarão abertas no período de 01 de abril a 31 de maio de 2016 (para obras que concorrerão no primeiro semestre) de 01 de julho a 31 de agosto de 2016 (A CONFIRMAR).

4.2. Os candidatos poderão inscrever quantas obras desejar, desde que seja apenas 01 (uma) em uma única categoria.

4.3. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por meio eletrônico para:

Prêmio Literário Línguas&Amigos 1ª Edição 2016.
E-mails: linguaeamigos@gmail.com e culturamercosur@gmail.com, da seguinte maneira:

a)  Cadastro de inscrição (ANEXO I), sendo um por cada obra concorrente.

b) Link da obra previamente disponibilizada em um disco virtual (Dropbox, Google Drive, dentre outros).

c)  Arquivo da Obra, em formato editável (DOC. TXT).

d) Declaração assinada pelo concorrente com a menção de que a obra apresentada ao concurso é original, inédita, sem qualquer pendência legal; sendo o mesmo titular de todos os direitos de exploração da obra a concurso, sem exceção, bem como de que os referidos direitos não se encontram onerados, bem como da inexistência de qualquer ação ou interpelação de terceiros que ponham em causa a autoria da mesma.

4.4.    Entende-se por inéditos os textos não publicados (parcialmente ou em sua totalidade) em antologias, coletâneas, suplementos literários, jornais, revistas, sites, blogs e qualquer outra publicação.

4.5.   Serão admitidas no concurso todas as obras que forem enviadas e recebidas no endereço eletrônico supracitado (e que recebam a confirmação do envio) até o dia 31 de maio de 2016 (horário de Brasília).

4.6.   O ato de inscrição implica na aceitação deste Regulamento e na afirmação, por parte do candidato, de que detém os direitos autorais da obra inscrita, respondendo pela sua autenticidade.

Artigo 5º - Da Apresentação das Obras.

5.1.  As obras concorrentes devem ser apresentadas sob o pseudônimo do autor.

5.2.  Eventuais ilustrações poderão ser submetidas também em meio digital ou em arte original.

5.3.  Os textos (em português, em formato A4, espaçamento 1,5) e as ilustrações deverão obedecer às condições de originalidade e não conter nenhuma forma de plágio. Não há limites de caracteres.

Artigo 6º - Da Premiação.

6.1. As obras vencedoras - 03 (três) por categoria - serão produzidas em livro eletrônico (Ebook formato EPUB) e divulgadas nos sites do projeto Língua & Amigos e dos parceiros, sem custo para o autor.

6.2.   Os direitos autorais permanecem com os autores premiados.

Artigo 7º - Do Julgamento das Obras.

7.1. O julgamento das obras obedecerá a critérios que considerem a qualidade literária do texto, de acordo com a seguinte análise:

Critério
Objeto de análise e julgamento
Pontuação
I.       Estímulo à leitura

Os textos devem provocar, sobretudo nas novas gerações, a vontade de ler.

1 - 10
II.    Comunicabilidade

Clareza e objetividade do texto.
1 - 10
III. Criatividade

Textos que apresentem soluções estéticas inovadoras e histórias que convidem à reflexão.
1 - 10
IV. Originalidade

Os textos devem evitar temas banais e
Redundantes.
1 - 10
V.    Valorização da cultura brasileira
Os textos deverão ser adequados aos critérios editoriais do Prêmio, que prima pela valorização da cultura brasileira, rejeitando qualquer atentado aos direitos humanos, toda manifestação de violência e as diversas formas de preconceito.
1 - 10

Artigo 8º - Das Deliberações do Júri.
8.1.  O Júri de cada categoria deliberará com total independência e em plena liberdade, dentro dos critérios estabelecidos no Artigo 7º deste Regulamento.

8.2.  Em caso de empate, prevalecerão os critérios de III e V, do Artigo 7º supracitado.

8.3.  Persistindo o empate, caberá à Presidência do Júri o voto de qualidade.

8.4. Se as obras concorrentes em qualquer categoria, não apresentarem a qualidade exigida, a comissão julgadora poderá deliberar não atribuir o Prêmio.

8.5.  As comissões julgadoras têm a prerrogativa de recomendar para publicação outras obras participantes, além das que forem premiadas, de maior mérito literário, devendo essa escolha ser devidamente fundamentada.

8.6. A decisão do júri é definitiva e não suscetível de apelo, devendo ser anunciada nas datas previstas no cronograma a seguir.

Artigo 9º  - Do Cronograma do Prêmio.

9.1.  O concurso obedecer ao seguinte cronograma de datas:

9.2.  Prazo para inscrição no concurso e entrega do material da obra inscrita:

a) 31 de maio de 2016 (para obras que concorrerão no primeiro semestre).

b) 31 de agosto de 2016 (para obras que concorrerão no segundo semestre - A CONFIRMAR).

9.3.  Divulgação dos vencedores:

a) Julho de 2016 (para obras que concorrerão no primeiro semestre).

b) Novembro (para obras que concorrerão no segundo semestre 2016 - A CONFIRMAR).

9.4. A divulgação será feita através do site do concurso, bem como sites e divulgadores parceiros e envio de e-mail para os agraciados.
   
Artigo 10º - Das Disposições Finais.

10.1. Os originais das obras apresentadas não serão devolvidos e serão destruídos.

10.2. O ato de inscrição no Prêmio Nacional Cepe de Literatura implica na total concordância com as normas aqui expressas.

10.3. Os inscritos poderão dirigir pedidos de esclarecimentos ou consultas sobre este Edital por meio de correio eletrônico, exclusivamente através dos e-mails linguaeamigos@gmail.com e culturamercosur@gmail.com.


Regulamento.
Anexo I - Cadastro de Inscrição.
Anexo II  - Autorização dos Pais ou Responsáveis Legais.